A Campanha da Fraternidade 2025 nos convida a refletir sobre a relação entre a Fraternidade e a Ecologia Integral, por meio do lema "Deus viu que tudo era muito bom" (Gênesis 1:31), sendo uma oportunidade para escolas confessionais incorporarem valores fundamentais da fé católica no ambiente educacional. Integrar esses princípios no currículo escolar não apenas reforça a formação ética e moral dos estudantes, mas também promove uma consciência crítica sobre a crise socioambiental que vivemos.
Integrar os princípios da campanha nas atividades pedagógicas ajuda a formar estudantes mais conscientes e responsáveis.
Facilita a construção de uma comunidade escolar que vive e ensina a fraternidade e a solidariedade.
Encoraja a participação ativa dos estudantes em projetos de conscientização e ação ambiental.
Explore a imagem das capas.
Pergunte aos estudantes o que esperam dos livros e anote as ideias mencionadas pela turma.
Converse com eles sobre os sentidos apresentados no título dos livros.
01
A obra reconta, em versos ilustrados, um dos piores desastres ambientais da história do Brasil.
Educação Infantil e 1° ano
Texto: Guilherme Gontijo Flores e Daniel Kondo
Temas: Meio ambiente, animais, cidadania
As histórias que a natureza conta sem palavras.
2° e 3° anos
Texto: Priscila Kellen
Temas: Meio ambiente, consumo, cidadania
Um livro sobre crianças que criam invenções para melhorar o mundo.
4° e 5° anos
Texto: Michel Gorski e Fernando Vilela
Temas: Ciência e tecnologia, meio ambiente, amizade
Cuidar da natureza é responsabilidade do homem.
4° e 5° anos
Texto: Lynne Chery
Temas: Meio ambiente, solidariedade, amizade
A história de um homem que migra de um pequeno vilarejo para a cidade em busca de melhores condições de vida.
4° e 5° anos
Texto: Gita Wolf
Temas: Meio ambiente, folclore e cultura popular, cidadania
O indígena Uala tenta salvar o rio das ameaças do homem branco.
6° e 7° anos
Texto: Frei Betto
Temas: Meio ambiente, indígena, diversidade
Com poesia, ilustrações e música, essa obra lança um olhar para animais extintos e em risco de extinção.
6° e 7° anos
Texto: Guilherme Gontijo Flores, Daniel Kondo e Carol Naine
Temas: Meio ambiente, literatura e linguagem, animais
Uma fábula política e crítica aguda à exploração dos bens da Terra e ao consumismo.
8° e 9° anos
Texto: Pepetela
Temas: Crítica social, consumo, política
Um jovem retorna ao seu povoado de origem e descobre a história de resistência de uma comunidade de seringueiros no interior do Acre.
8° e 9° anos
Texto: Gabriel Góes e André Miranda
Temas: Meio ambiente, crítica social, folclore e cultura popular
Rios das cinco regiões do Brasil são cenário ou personagem dos contos.
8° e 9° anos
Texto: Vários
Organização: Maria José Silveira
Temas: Meio ambiente, diversidade, família
O mico-leão é um macaco e faz parte de um grupo de animais chamados de mamíferos.
Educação Infantil e 1° ano
Texto: Flávio de Souza
Temas: Meio ambiente, animais
Um fim de semana divertido em um acampamento é a oportunidade de conhecer a natureza.
Educação Infantil e 1° ano
Texto: Flávia Muniz
Temas: Meio ambiente, ciência e tecnologia, escola
A formiga é um inseto pequeno, mas pode carregar coisas 50 vezes mais pesadas que ela.
Educação Infantil e 1° ano
Texto: Flávio de Souza
Temas: Animais, meio ambiente
Ao acompanhar o pai em viagem para a cidade grande, um menino percebe pela janela do ônibus as mudanças da paisagem.
Educação Infantil e 1° ano
Texto: Flávia Muniz
Temas: Meio ambiente, saúde, consumo
Juninho e a turma da escola querem fazer da cidade um lugar melhor. Para isso, contam com a ajuda da prefeita Mariana.
2° e 3° anos
Texto: Fernando Carraro
Temas: Cidadania, solidariedade, protagonismo infantojuvenil
Uma viagem de descobertas que levam ao conhecimento e ao respeito.
6° e 7° anos
Texto: Fernando Carraro
Temas: Cidadania, protagonismo infantojuvenil, meio ambiente
Manuela participa de um fórum de políticas públicas que vai mudar a realidade da sua escola.
6° e 7° anos
Texto: Fernando Carraro
Temas: Cidadania, solidariedade, protagonismo infantojuvenil
Um projeto para ajudar pessoas em situação de rua mobiliza a comunidade escolar.
6° e 7° anos
Texto: Fernando Carraro
Temas: Amizade, cidadania, protagonismo infantojuvenil
Um texto acompanhado por uma valiosa mensagem: nossas ações podem fazer um mundo melhor para todos.
6° e 7° anos
Texto: Fernando Carraro
Temas: Meio ambiente, cidadania, consumo
Ana Júlia nunca mais seria a mesma depois de participar do projeto de sua escola sobre a importância do diálogo.
6° e 7° anos
Texto: Fernando Carraro
Temas: Protagonismo infantojuvenil, solidariedade, cidadania
"Deus viu que tudo
era muito bom"
(Gênesis 1:31)
Para professores e gestores, a campanha oferece um guia para fomentar discussões significativas sobre a responsabilidade cristã em relação ao meio ambiente e à justiça social. Ao adotar a temática da ecologia integral, a escola pode:
Fortalecer a formação integral dos estudantes, promovendo uma Educação que cultiva valores de fraternidade e responsabilidade socioambiental.
Incentivar a implementação de práticas pedagógicas que abordem a crise ambiental e social de maneira crítica e construtiva.
Aprofundar o conhecimento
dos estudantes sobre a Doutrina Social da Igreja, promovendo uma compreensão profunda
das responsabilidades cristãs.
Fortalecer o entendimento e a aplicação dos conceitos de ecologia integral, promovendo novas práticas e atitudes que refletem os ensinamentos papais.
Apoiar a criação e o desenvolvimento de projetos que respondam às necessidades urgentes da nossa Casa Comum, envolvendo estudantes e comunidade.
Propor a ecologia integral como uma perspectiva transversal que permeia as atividades litúrgicas, catequéticas e socioeducativas.
As ações humanas geram impactos cada vez mais desastrosos na natureza e na própria humanidade. O conceito de ecologia integral é o tema deste livro e da Campanha da Fraternidade de 2025. Após uma chuva forte causar diversos transtornos e o alagamento de alguns bairros, algo inédito até então na cidade, os irmãos Paulinho e Clarice buscam entender o que mudou na região nos últimos anos para encontrar uma explicação. A resposta é a construção de uma fábrica sobre um córrego, e justamente a fábrica que está com planos de expansão! Inconformados, eles decidem se mobilizar e usar sua voz em prol do planeta.
Temas: Cidadania, Meio ambiente, Protagonismo infantojuvenil
Autora: Telma Guimarães
Recomendação: a partir do 2º ano
Sobre a autora: Telma Guimarães é formada em Letras Vernáculas e Inglês pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Publicou seus primeiros livros infantis em 1988. Pela FTD, publicou diversas obras, entre elas, o premiado "Cadê o livro que estava aqui?", que recebeu o Jabuti de Melhor Ilustração.
Sobre a autora: Telma Guimarães é formada em Letras Vernáculas e Inglês pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Publicou seus primeiros livros infantis em 1988. Pela FTD, publicou diversas obras, entre elas, o premiado "Cadê o livro que estava aqui?", que recebeu o Jabuti de Melhor Ilustração.
Ouvir o que o planeta tem a nos dizer é uma ação cada vez mais urgente. Dessa ideia nasce a proposta de trabalho escolar que Pedro terá de desenvolver com os colegas. Mas como será que se escuta o planeta? É a partir daí que ele e seus amigos terão que encontrar um caminho.
Temas: Cidadania, Meio ambiente, Protagonismo infantojuvenil
Autor: Ricardo Mariz
Recomendação: a partir do 6º ano
Sobre o autor: Ricardo Mariz nasceu no Planalto Central, em Brasília (DF). Sua primeira grande escola foi a educação popular, quando, aos 26 anos, participou de projetos de alfabetização de jovens e adultos em cidades das regiões Norte e Nordeste do país, em comunidades ribeirinhas e rurais.
Sobre o autor: Ricardo Mariz nasceu no Planalto Central, em Brasília (DF). Sua primeira grande escola foi a educação popular, quando, aos 26 anos, participou de projetos de alfabetização de jovens e adultos em cidades das regiões Norte e Nordeste do país, em comunidades ribeirinhas e rurais.
Retome com os estudantes histórias de livros que já tenham lido.
Pergunte se algum livro foi importante a ponto de fazê-los pensar sobre o futuro.
Explorem juntos o tema central do livro e estabeleça um debate.
02
Convide os estudantes a pôr em prática os conhecimentos que já possuem sobre o assunto do livro.
Peça que, em grupos, consultem as anotações feitas durante a leitura do livro.
Cada grupo pode apresentar em sala de aula textos para compor os cartazes. Prontos os materiais, afixá-los pelos corredores, pelos pátios e por outras dependências da escola.
03
Você conhece a Comunidade Integra? Preparada para atender nossos clientes parceiros, a Comunidade Integra é um espaço de interação, compartilhamento de conteúdos e Cursos EADs dedicados à Educação Católica.
Preparamos Projetos Interdisciplinares alinhados à BNCC, orientações práticas, e-book e uma Aula Magna com os professores Rodinei Balbinot e Pe. Jean Poul sobre Elaboração de Projetos e o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS).
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