A CampanhaImportânciaObjetivosLançamentosOutras ObrasComo UtilizarComunidade Integra
Quero na minha escola

A Campanha da Fraternidade 2025 nos convida a refletir sobre a relação entre a Fraternidade e a Ecologia Integral, por meio do lema "Deus viu que tudo era muito bom" (Gênesis 1:31), sendo uma oportunidade para escolas confessionais incorporarem valores fundamentais da fé católica no ambiente educacional. Integrar esses princípios no currículo escolar não apenas reforça a formação ética e moral dos estudantes, mas também promove uma consciência crítica sobre a crise socioambiental que vivemos.

Assista ao vídeo

Por que a Campanha da Fraternidade é importante na escola?

Promover a Educação Integral:

Integrar os princípios da campanha nas atividades pedagógicas ajuda a formar estudantes mais conscientes e responsáveis.

Criar um Ambiente Escolar Engajado:

Facilita a construção de uma comunidade escolar que vive e ensina a fraternidade e a solidariedade.

Fortalecer o Compromisso Social:

Encoraja a participação ativa dos estudantes em projetos de conscientização e ação ambiental.

Antes da Leitura

Explore a imagem das capas.

Pergunte aos estudantes o que esperam dos livros e anote as ideias mencionadas pela turma.

Converse com eles sobre os sentidos apresentados no título dos livros.

01

Ensino Fundamental Anos IniciaisEnsino Fundamental Anos Finais

A mancha

A obra reconta, em versos ilustrados, um dos piores desastres ambientais da história do Brasil. 

Educação Infantil e 1° ano

Texto: Guilherme Gontijo Flores e Daniel Kondo

Temas: Meio ambiente, animais, cidadania

Mas será que nasceria a macieira?

As histórias que a natureza conta sem palavras. 

2° e 3° anos

Texto: Priscila Kellen

Temas: Meio ambiente, consumo, cidadania

Além da chuva

Um livro sobre crianças que criam invenções para melhorar o mundo. 

4° e 5° anos

Texto: Michel Gorski e Fernando Vilela

Temas: Ciência e tecnologia, meio ambiente, amizade

Sumaúma, mãe das árvores

Cuidar da natureza é responsabilidade do homem. 

4° e 5° anos

Texto: Lynne Chery

Temas: Meio ambiente, solidariedade, amizade

Água

A história de um homem que migra de um pequeno vilarejo para a cidade em busca de melhores condições de vida.

4° e 5° anos

Texto: Gita Wolf

Temas: Meio ambiente, folclore e cultura popular, cidadania

Uala, o amor

O indígena Uala tenta salvar o rio das ameaças do homem branco. 

6° e 7° anos

Texto: Frei Betto

Temas: Meio ambiente, indígena, diversidade

Desembarcados

Com poesia, ilustrações e música, essa obra lança um olhar para animais extintos e em risco de extinção.

6° e 7° anos

Texto: Guilherme Gontijo Flores, Daniel Kondo e Carol Naine

Temas: Meio ambiente, literatura e linguagem, animais

A montanha da água lilás

Uma fábula política e crítica aguda à exploração dos bens da Terra e ao consumismo. 

8° e 9° anos

Texto: Pepetela

Temas: Crítica social, consumo, política

Mapinguari

Um jovem retorna ao seu povoado de origem e descobre a história de resistência de uma comunidade de seringueiros no interior do Acre. 

8° e 9° anos

Texto: Gabriel Góes e André Miranda

Temas: Meio ambiente, crítica social, folclore e cultura popular

Entre rios

Rios das cinco regiões do Brasil são cenário ou personagem dos contos. 

8° e 9° anos

Texto: Vários

Organização: Maria José Silveira

Temas: Meio ambiente, diversidade, família

Ensino Fundamental Anos IniciaisEnsino Fundamental Anos Finais

O mico-leão

O mico-leão é um macaco e faz parte de um grupo de animais chamados de mamíferos.

Educação Infantil e 1° ano

Texto: Flávio de Souza

Temas: Meio ambiente, animais 

Show da natureza

Um fim de semana divertido em um acampamento é a oportunidade de conhecer a natureza.

Educação Infantil e 1° ano

Texto: Flávia Muniz

Temas: Meio ambiente, ciência e tecnologia, escola

A formiga

A formiga é um inseto pequeno, mas pode carregar coisas 50 vezes mais pesadas que ela.

Educação Infantil e 1° ano 

Texto: Flávio de Souza

Temas: Animais, meio ambiente

Um dia de folga

Ao acompanhar o pai em viagem para a cidade grande, um menino percebe pela janela do ônibus as mudanças da paisagem.

Educação Infantil e 1° ano

Texto: Flávia Muniz

Temas: Meio ambiente, saúde, consumo

Carta à prefeita

Juninho e a turma da escola querem fazer da cidade um lugar melhor. Para isso, contam com a ajuda da prefeita Mariana.

2° e 3° anos

Texto: Fernando Carraro

Temas: Cidadania, solidariedade, protagonismo infantojuvenil

Amazônia: quem ama respeita!

Uma viagem de descobertas que levam ao conhecimento e ao respeito.

6° e 7° anos

Texto: Fernando Carraro

Temas: Cidadania, protagonismo infantojuvenil, meio ambiente

Somos parte da mudança

Manuela participa de um fórum de políticas públicas que vai mudar a realidade da sua escola.

6° e 7° anos

Texto: Fernando Carraro

Temas: Cidadania, solidariedade, protagonismo infantojuvenil 

Uma casa para todos

Um projeto para ajudar pessoas em situação de rua mobiliza a comunidade escolar.

6° e 7° anos

Texto: Fernando Carraro

Temas: Amizade, cidadania, protagonismo infantojuvenil

Um mundo melhor para todos

Um texto acompanhado por uma valiosa mensagem: nossas ações podem fazer um mundo melhor para todos.

6° e 7° anos 

Texto: Fernando Carraro

Temas: Meio ambiente, cidadania, consumo

Vale a pena dialogar

Ana Júlia nunca mais seria a mesma depois de participar do projeto de sua escola sobre a importância do diálogo.

6° e 7° anos 

Texto: Fernando Carraro

Temas: Protagonismo infantojuvenil, solidariedade, cidadania

Adote o projeto em sua escola e eduque os estudantes para a vida em fraternidade.

Siga também a FTD Educação

Fraternidade e Ecologia Integral

Lema:

"Deus viu que tudo
era muito bom"

(Gênesis 1:31)

Para professores e gestores, a campanha oferece um guia para fomentar discussões significativas sobre a responsabilidade cristã em relação ao meio ambiente e à justiça social. Ao adotar a temática da ecologia integral, a escola pode:

Fortalecer a formação integral dos estudantes, promovendo uma Educação que cultiva valores de fraternidade e responsabilidade socioambiental.

Incentivar a implementação de práticas pedagógicas que abordem a crise ambiental e social de maneira crítica e construtiva.

Aprofundar o conhecimento
dos estudantes sobre a Doutrina Social da Igreja, promovendo uma compreensão profunda
das responsabilidades cristãs.

Fortalecer o entendimento e a aplicação dos conceitos de ecologia integral, promovendo novas práticas e atitudes que refletem os ensinamentos papais. 

Apoiar a criação e o desenvolvimento de projetos que respondam às necessidades urgentes da nossa Casa Comum, envolvendo estudantes e comunidade.

Propor a ecologia integral como uma perspectiva transversal que permeia as atividades litúrgicas, catequéticas e socioeducativas.

Somos a voz da Terra

As ações humanas geram impactos cada vez mais desastrosos na natureza e na própria humanidade. O conceito de ecologia integral é o tema deste livro e da Campanha da Fraternidade de 2025. Após uma chuva forte causar diversos transtornos e o alagamento de alguns bairros, algo inédito até então na cidade, os irmãos Paulinho e Clarice buscam entender o que mudou na região nos últimos anos para encontrar uma explicação. A resposta é a construção de uma fábrica sobre um córrego, e justamente a fábrica que está com planos de expansão! Inconformados, eles decidem se mobilizar e usar sua voz em prol do planeta.

Temas: Cidadania, Meio ambiente, Protagonismo infantojuvenil

Autora: Telma Guimarães

Recomendação: a partir do 2º ano

Sobre a autora: Telma Guimarães é formada em Letras Vernáculas e Inglês pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Publicou seus primeiros livros infantis em 1988. Pela FTD, publicou diversas obras, entre elas, o premiado "Cadê o livro que estava aqui?", que recebeu o Jabuti de Melhor Ilustração.

Sobre a autora: Telma Guimarães é formada em Letras Vernáculas e Inglês pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Publicou seus primeiros livros infantis em 1988. Pela FTD, publicou diversas obras, entre elas, o premiado "Cadê o livro que estava aqui?", que recebeu o Jabuti de Melhor Ilustração.

Um dia sonhei que éramos a Terra

Ouvir o que o planeta tem a nos dizer é uma ação cada vez mais urgente. Dessa ideia nasce a proposta de trabalho escolar que Pedro terá de desenvolver com os colegas. Mas como será que se escuta o planeta? É a partir daí que ele e seus amigos terão que encontrar um caminho.

Temas: Cidadania, Meio ambiente, Protagonismo infantojuvenil

Autor: Ricardo Mariz

Recomendação: a partir do 6º ano

Sobre o autor: Ricardo Mariz nasceu no Planalto Central, em Brasília (DF). Sua primeira grande escola foi a educação popular, quando, aos 26 anos, participou de projetos de alfabetização de jovens e adultos em cidades das regiões Norte e Nordeste do país, em comunidades ribeirinhas e rurais.

Sobre o autor: Ricardo Mariz nasceu no Planalto Central, em Brasília (DF). Sua primeira grande escola foi a educação popular, quando, aos 26 anos, participou de projetos de alfabetização de jovens e adultos em cidades das regiões Norte e Nordeste do país, em comunidades ribeirinhas e rurais.

Trabalhe o tema e o lema da Campanha da Fraternidade 2025 com as obras da FTD Educação!

Durante a Leitura

Retome com os estudantes histórias de livros que já tenham lido.

Pergunte se algum livro foi importante a ponto de fazê-los pensar sobre o futuro.

Explorem juntos o tema central do livro e estabeleça um debate.

02

Depois da Leitura

Convide os estudantes a pôr em prática os conhecimentos que já possuem sobre o assunto do livro.

Peça que, em grupos, consultem as anotações feitas durante a leitura do livro.

Cada grupo pode apresentar em sala de aula textos para compor os cartazes. Prontos os materiais, afixá-los pelos corredores, pelos pátios e por outras dependências da escola.

03

Comunidade Integra

Você conhece a Comunidade Integra? Preparada para atender nossos clientes parceiros, a Comunidade Integra é um espaço de interação, compartilhamento de conteúdos e Cursos EADs dedicados à Educação Católica.

Preparamos Projetos Interdisciplinares alinhados à BNCC, orientações práticas, e-book e uma Aula Magna com os professores Rodinei Balbinot e Pe. Jean Poul sobre Elaboração de Projetos e o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS).

Faça parte de nossa Comunidade! Procure por um de nossos Consultores Institucionais. 

Preencha os campos abaixo. Em breve, um consultor entrará em contato.

Literatura

Informativos