A Campanha da Fraternidade 2025 nos convida a refletir sobre a relação entre a Fraternidade e a Ecologia Integral, por meio do lema "Deus viu que tudo era muito bom" (Gênesis 1:31), sendo uma oportunidade para escolas confessionais incorporarem valores fundamentais da fé católica no ambiente educacional. Integrar esses princípios no currículo escolar não apenas reforça a formação ética e moral dos estudantes, mas também promove uma consciência crítica sobre a crise socioambiental que vivemos.
Integrar os princípios da campanha nas atividades pedagógicas ajuda a formar estudantes mais conscientes e responsáveis.
Facilita a construção de uma comunidade escolar que vive e ensina a fraternidade e a solidariedade.
Encoraja a participação ativa dos estudantes em projetos de conscientização e ação ambiental.
Explore a imagem das capas.
Pergunte aos estudantes o que esperam dos livros e anote as ideias mencionadas pela turma.
Converse com eles sobre os sentidos apresentados no título dos livros.
01
A obra reconta, em versos ilustrados, um dos piores desastres ambientais da história do Brasil.
Educação Infantil e 1° ano
Texto: Guilherme Gontijo Flores e Daniel Kondo
Temas: Meio ambiente, animais, cidadania
As histórias que a natureza conta sem palavras.
2° e 3° anos
Texto: Priscila Kellen
Temas: Meio ambiente, consumo, cidadania
Um livro sobre crianças que criam invenções para melhorar o mundo.
4° e 5° anos
Texto: Michel Gorski e Fernando Vilela
Temas: Ciência e tecnologia, meio ambiente, amizade
Cuidar da natureza é responsabilidade do homem.
4° e 5° anos
Texto: Lynne Chery
Temas: Meio ambiente, solidariedade, amizade
A história de um homem que migra de um pequeno vilarejo para a cidade em busca de melhores condições de vida.
4° e 5° anos
Texto: Gita Wolf
Temas: Meio ambiente, folclore e cultura popular, cidadania
O indígena Uala tenta salvar o rio das ameaças do homem branco.
6° e 7° anos
Texto: Frei Betto
Temas: Meio ambiente, indígena, diversidade
Com poesia, ilustrações e música, essa obra lança um olhar para animais extintos e em risco de extinção.
6° e 7° anos
Texto: Guilherme Gontijo Flores, Daniel Kondo e Carol Naine
Temas: Meio ambiente, literatura e linguagem, animais
Uma fábula política e crítica aguda à exploração dos bens da Terra e ao consumismo.
8° e 9° anos
Texto: Pepetela
Temas: Crítica social, consumo, política
Um jovem retorna ao seu povoado de origem e descobre a história de resistência de uma comunidade de seringueiros no interior do Acre.
8° e 9° anos
Texto: Gabriel Góes e André Miranda
Temas: Meio ambiente, crítica social, folclore e cultura popular
Rios das cinco regiões do Brasil são cenário ou personagem dos contos.
8° e 9° anos
Texto: Vários
Organização: Maria José Silveira
Temas: Meio ambiente, diversidade, família
O mico-leão é um macaco e faz parte de um grupo de animais chamados de mamíferos.
Educação Infantil e 1° ano
Texto: Flávio de Souza
Temas: Meio ambiente, animais
Um fim de semana divertido em um acampamento é a oportunidade de conhecer a natureza.
Educação Infantil e 1° ano
Texto: Flávia Muniz
Temas: Meio ambiente, ciência e tecnologia, escola
A formiga é um inseto pequeno, mas pode carregar coisas 50 vezes mais pesadas que ela.
Educação Infantil e 1° ano
Texto: Flávio de Souza
Temas: Animais, meio ambiente
Ao acompanhar o pai em viagem para a cidade grande, um menino percebe pela janela do ônibus as mudanças da paisagem.
Educação Infantil e 1° ano
Texto: Flávia Muniz
Temas: Meio ambiente, saúde, consumo
Juninho e a turma da escola querem fazer da cidade um lugar melhor. Para isso, contam com a ajuda da prefeita Mariana.
2° e 3° anos
Texto: Fernando Carraro
Temas: Cidadania, solidariedade, protagonismo infantojuvenil
Uma viagem de descobertas que levam ao conhecimento e ao respeito.
6° e 7° anos
Texto: Fernando Carraro
Temas: Cidadania, protagonismo infantojuvenil, meio ambiente
Manuela participa de um fórum de políticas públicas que vai mudar a realidade da sua escola.
6° e 7° anos
Texto: Fernando Carraro
Temas: Cidadania, solidariedade, protagonismo infantojuvenil
Um projeto para ajudar pessoas em situação de rua mobiliza a comunidade escolar.
6° e 7° anos
Texto: Fernando Carraro
Temas: Amizade, cidadania, protagonismo infantojuvenil
Um texto acompanhado por uma valiosa mensagem: nossas ações podem fazer um mundo melhor para todos.
6° e 7° anos
Texto: Fernando Carraro
Temas: Meio ambiente, cidadania, consumo
Ana Júlia nunca mais seria a mesma depois de participar do projeto de sua escola sobre a importância do diálogo.
6° e 7° anos
Texto: Fernando Carraro
Temas: Protagonismo infantojuvenil, solidariedade, cidadania
"Deus viu que tudo
era muito bom"
(Gênesis 1:31)
Para professores e gestores, a campanha oferece um guia para fomentar discussões significativas sobre a responsabilidade cristã em relação ao meio ambiente e à justiça social. Ao adotar a temática da ecologia integral, a escola pode:
Fortalecer a formação integral dos estudantes, promovendo uma Educação que cultiva valores de fraternidade e responsabilidade socioambiental.
Incentivar a implementação de práticas pedagógicas que abordem a crise ambiental e social de maneira crítica e construtiva.
Aprofundar o conhecimento
dos estudantes sobre a Doutrina Social da Igreja, promovendo uma compreensão profunda
das responsabilidades cristãs.
Fortalecer o entendimento e a aplicação dos conceitos de ecologia integral, promovendo novas práticas e atitudes que refletem os ensinamentos papais.
Apoiar a criação e o desenvolvimento de projetos que respondam às necessidades urgentes da nossa Casa Comum, envolvendo estudantes e comunidade.
Propor a ecologia integral como uma perspectiva transversal que permeia as atividades litúrgicas, catequéticas e socioeducativas.
Theo, um menino de nove anos da comunidade Campo Alto, sonha em ser jogador profissional de futebol. Com uma bolsa de estudos em uma escola particular, ele se envolve em um projeto sobre fraternidade e amizade social. Com a ajuda de uma bola falante e novos amigos, Theo descobre uma força interior que transforma sua vida.
Temas: Cidadania, Meio ambiente, Protagonismo infantojuvenil
Autora: Telma Guimarães
Recomendação: a partir do 2º ano
Sobre a autora: Telma Guimarães é formada em Letras Vernáculas e Inglês pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Publicou seus primeiros livros infantis em 1988. Pela FTD, publicou diversas obras, entre elas, o premiado "Cadê o livro que estava aqui?", que recebeu o Jabuti de Melhor Ilustração.
Sobre a autora: Telma Guimarães é formada em Letras Vernáculas e Inglês pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Publicou seus primeiros livros infantis em 1988. Pela FTD, publicou diversas obras, entre elas, o premiado "Cadê o livro que estava aqui?", que recebeu o Jabuti de Melhor Ilustração.
Ouvir o que o planeta tem a nos dizer é uma ação cada vez mais urgente. Dessa ideia nasce a proposta de trabalho escolar que Pedro terá de desenvolver com os colegas. Mas como será que se escuta o planeta? É a partir daí que ele e seus amigos terão que encontrar um caminho.
Temas: Cidadania, Meio ambiente, Protagonismo infantojuvenil
Autor: Ricardo Mariz
Recomendação: a partir do 6º ano
Sobre o autor: Ricardo Mariz nasceu no Planalto Central, em Brasília (DF). Sua primeira grande escola foi a educação popular, quando, aos 26 anos, participou de projetos de alfabetização de jovens e adultos em cidades das regiões Norte e Nordeste do país, em comunidades ribeirinhas e rurais.
Sobre o autor: Ricardo Mariz nasceu no Planalto Central, em Brasília (DF). Sua primeira grande escola foi a educação popular, quando, aos 26 anos, participou de projetos de alfabetização de jovens e adultos em cidades das regiões Norte e Nordeste do país, em comunidades ribeirinhas e rurais.
Retome com os estudantes histórias de livros que já tenham lido.
Pergunte se algum livro foi importante a ponto de fazê-los pensar sobre o futuro.
Explorem juntos o tema central do livro e estabeleça um debate.
02
Convide os estudantes a pôr em prática os conhecimentos que já possuem sobre o assunto do livro.
Peça que, em grupos, consultem as anotações feitas durante a leitura do livro.
Cada grupo pode apresentar em sala de aula textos para compor os cartazes. Prontos os materiais, afixá-los pelos corredores, pelos pátios e por outras dependências da escola.
03
Você conhece a Comunidade Integra? Preparada para atender nossos clientes parceiros, a Comunidade Integra é um espaço de interação, compartilhamento de conteúdos e Cursos EADs dedicados à Educação Católica.
Preparamos Projetos Interdisciplinares alinhados à BNCC, orientações práticas, e-book e uma Aula Magna com os professores Rodinei Balbinot e Pe. Jean Poul sobre Elaboração de Projetos e o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS).
Faça parte de nossa Comunidade! Procure por um de nossos Consultores Institucionais.
Preencha os campos abaixo. Em breve, um consultor entrará em contato.