É tempo de promover dignidade, acolhimento e justiça social.

Inspirados pelo lema “Ele veio morar entre nós”, a Campanha da Fraternidade 2026 nos convida a olhar para o tema Fraternidade e Moradia e refletir sobre a realidade de quem mora precariamente e a transformar essa realidade com empatia, compromisso e ação.

Por que trabalhar a Campanha na sua escola?  

Por que trabalhar a Campanha na sua escola?  

Aborda um problema social atual e urgente no Brasil. 

Promove a conscientização sobre o direito à moradia digna.  

Incentiva ações de solidariedade e cidadania.

Mobiliza a comunidade escolar em torno de um objetivo comum.  

Analisar a realidade da moradia precária, admitida como normal e que culpabiliza os pobres e segrega milhões de pessoas no Brasil.

Corrigir a compreensão da moradia como mercadoria, objeto de especulação ou mérito individual. 

Identificar omissões do poder público e da sociedade civil frente à universalização dos direitos à moradia e à cidade, bem como iniciativas pastorais, governamentais e da organização popular que promovem a moradia. 

Fortalecer a presença eclesial e o compromisso sociotransformador junto aos mais pobres, caminhando com os movimentos e organizações populares que promovem a moradia.  

Conscientizar, a partir da Palavra de Deus e do Ensino Social da Igreja, sobre a necessidade sagrada de teto, terra e trabalho para todos. 

Empenhar-se para efetivar leis e viabilizar políticas públicas de moradia em todas as esferas sociais e políticas.  

Ensino Fundamental Anos Finais

Sobre o autor: 

Durante uma excursão escolar, Lucas encontra uma casinha bem simples, de chão de terra batida, sem energia elétrica nem água encanada. O contraste dessa moradia com a própria casa dispara nele uma série de reflexões que contagia seus amigos. Interessados pelo tema da habitação, o grupo assume um projeto especial: olhar verdadeiramente para as diferentes vivências a fim de lançar uma campanha de conscientização na escola sobre o direito à moradia.  

Temas: Sociedade, Cidadania, Solidariedade
Recomendação: a partir do 6º ano  
Autor: Ricardo Mariz  
Ilustrações: Méuri Elle 

Ricardo Mariz graduou-se em Pedagogia, formou-se mestre em Educação e doutor em Sociologia, com atuação na docência e gestão da Educação Básica e Superior. Sua primeira grande escola foi a Educação popular, onde participou de projetos de alfabetização de jovens e adultos em cidades das regiões Norte e Nordeste do país, em comunidades ribeirinhas e rurais.    

Sobre o autor: 

Ensino Fundamental Anos Iniciais  

Sobre a autora: 

Os irmãos João e Sofia ficam sensibilizados ao conhecer Aparecida, uma mulher que se viu sem ter onde morar com a bebê depois de perder o emprego que lhes garantia um quartinho. Com o apoio da escola, dos amigos e dos familiares, eles buscam meios de ajudar essa pequena família a construir a própria casa. No processo, descobrem que moradia é muito mais que um teto: é um direito humano.   

Temas: Sociedade, Cidadania, Solidariedade
Recomendação: a partir do 2º ano 
Autora: Telma Guimarães  
Ilustrações: Vienno  

Telma Guimarães é formada em Letras Vernáculas e Inglês pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Lecionou na rede estadual de ensino em Campinas até 1995, quando decidiu se dedicar somente à literatura infantil e juvenil. Publicou seus primeiros livros infantis em 1988. Tem mais de duzentos livros infantis e juvenis publicados por diversas editoras, em português, em inglês e em espanhol.  

Sobre a autora: 

O rato do campo e o rato da cidade

A história de um rato da fazenda que foi visitar a metrópole, mas logo descobriu que lá os ratos não tinham liberdade.   

Educação Infantil e 1º ano
 
Texto: Flavio de Souza  
Tema: Comportamento

Última parada, 
rua do Mercado 

Cadu vai perceber que, no transporte público, é possível conhecer pessoas diferentes e observar a cidade que guarda beleza a quem estiver disposto a enxergar.  

2º e 3º anos 
 
Texto: Matt de la Peña  
Temas: Solidariedade, Crítica social, Alteridade e diferença

Uma viagem cósmica a Porto Ficção 

A história de amigos inseparáveis que vivem nas ruas e precisam se virar para comer e encontrar um esconderijo para dormir. 

4º e 5º anos 
 
Texto: Juan Pablo Villalobos  
Temas: Aventura, Amizade, Crítica social

Quadradomingo 

Flavio de Souza nos apresenta o Edifício Ibéria e seus moradores, onde acontecem confusões, brigas, demonstrações de amizade e muito futebol. 

4º e 5º anos 
 
Texto: Flavio de Souza  
Temas: Amizade, Família, Esportes 

Jogos depois
da chuva 

Chuvas fortes provocam enchentes numa pequena cidade. Pelo olhar infantil, em contraste com o do noticiário, acompanhamos o cotidiano de um abrigo. 

4º e 5º anos 
 
Texto: Christina Dias  
Temas: Meio ambiente, Ciência e tecnologia, Cidadania

Os Estranhamentos 

Procurando por um aluguel mais barato, Martín e sua mãe acabam indo morar em uma ocupação num prédio abandonado de três andares. 

6º e 7º anos 
 
Texto: Martín Blasco
Temas: 
Amizade, Família, Crítica social  

Caleidoscópio de vidas 

Três histórias se conectam pelos laços do afeto na paisagem igualmente bela e triste do Rio de Janeiro. 

8º e 9º anos 
 
Texto: João Anzanello Carrascoza
Temas: 
Família, Crítica social, Alteridade e diferença 

Os miseráveis 

A saga de Jean Valjean se passa na França, no agitado início do século XIX. A política é apenas o pano de fundo para os tormentos de um homem injustiçado. 

6º e 7º anos
  
Texto: Victor Hugo e
Antônio Carlos Viana  
Temas: 
Amor, Cidadania, Política

Deslocados 

Deslocados revela a complexidade do ser humano e reforça o poder da juventude na construção de um futuro melhor. 

6º e 7º anos  
 
Texto: Patrick Ochieng
Temas: 
Protagonismo infantojuvenil, Crítica social, Violência

Crianças na Escuridão  

Nas ruas, em meio a olhares hostis ou indiferentes, Rolinha conhece Doca, que a acolhe no barraco que divide com outras meninas nos arredores da Praça da Sé. 

6º e 7º anos 
 
Texto: Júlio Emílio Braz
Temas:
Amizade, Crítica social, Violência

Somos a voz da Terra  

As ações humanas geram impactos cada vez mais desastrosos na natureza e na própria humanidade. 

2º e 3º anos 
 
Texto: Telma Guimarães
Temas:
Cidadania, Meio ambiente, Protagonismo infantojuvenil

Carta à prefeita  

Num dia chuvoso, a caminho da escola, Juninho percebe que um dos semáforos na rua não está funcionando e abre espaço para uma grande mudança. 

8º e 9º anos 
 
Texto: Fernando Carraro
Temas: 
Cidadania, Solidariedade, Protagonismo infantojuvenil 

Sonho de um mundo sem fronteiras   

Theo, 9 anos, mora na comunidade Campo Alto e sonha em ser jogador. Ao ganhar uma bolsa de estudos, ele participa de um projeto sobre fraternidade e amizade. 

4º e 5º anos
  
Texto: Fernando Carraro   
Temas: 
Solidariedade, Cidadania, Protagonismo infantojuvenil

Esperança no
Morro Azul   
 

Vinícius tem 10 anos e, com frequência, não vai às aulas para trabalhar e ajudar a mãe. Até que surge Antônio, com uma proposta para mudar sua vida.  

4º e 5º anos   
 
Texto: Fernando Carraro
Temas:
Família, Solidariedade, Cooperação

O catador de papel 

Papelão encanta seus amigos que partilham a fome e o frio embaixo de um viaduto, fazendo a leitura das parábolas de Jesus. 

4º e 5º anos  
 
Texto: Fernando Carraro
Temas: 
Solidariedade, Trabalho e projeto de vida, Religião

Uma casa para todos  

Lisa tem treze anos, é uma excelente aluna e sonha com um mundo melhor e mais justo para todos. 

6º e 7º anos 
 
Texto: Fernando Carraro
Temas: 
Solidariedade, Cidadania, Protagonismo infantojuvenil

Vida, direito de todos!

Na volta das férias, os irmãos Luan e Lara conhecem o novo professor, Alexandre, um sujeito animado, sempre de bom humor e disposto a ajudar as pessoas. 

8º e 9º anos  

Texto:
Fernando Carraro
Temas: 
Amizade, Protagonismo infantojuvenil, Solidariedade

Compromisso com o bem

Ansioso com a Feira de Profissões de sua escola, Rafael conversa com o pai sobre o trabalho de pessoas comprometidas com o bem comum.  

6º e 7º anos
  
Texto: Fernando Carraro
Temas: 
Solidariedade, Cidadania, Protagonismo infantojuvenil

Somos parte da mudança

Manuela é uma adolescente de
14 anos com muita vontade de fazer a diferença no mundo.  

6º e 7º anos  
 
TTexto: Fernando Carraro
Ilustrações: 
Thiago Lopes  
Temas: 
Solidariedade, Cidadania, Protagonismo infantojuvenil

Vale a pena dialogar

Na escola de Ana Júlia, todos os estudantes vão trabalhar o tema diálogo em um grande projeto. 

6º e 7º anos 
 
Texto: Fernando Carraro
Temas:
Solidariedade, Cidadania, Protagonismo infantojuvenil

Como utilizar os materiais para promover a reflexão?

Como utilizar os materiais para promover a reflexão?

Observe as ilustrações da capa e questione as percepções dos estudantes.
  
Descubra quais sentimentos surgem a partir das impressões iniciais.  

Converse com eles sobre os sentidos apresentados no título dos livros.  

Leia com todos ou em grupos e incentive anotações, perguntas e comentários.
 
Estimule o pensamento crítico, provocando os estudantes com perguntas direcionais.

Busque conexões entre os conteúdos e a realidade dos estudantes, com outras disciplinas ou com temas atuais.   

Aprofunde a reflexão através de debates e rodas de conversa.
 
Convide para a ação: crie produções textuais ou artísticas sobre a história.

Espalhe a mensagem compartilhando os materiais desenvolvidos pela escola.  

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Um espaço preparado para atender clientes parceiros, promover interação, compartilhar conteúdos e cursos EAD dedicados à Educação Católica. 

Na Comunidade Integra, você encontra um curso EAD completo sobre a Campanha da Fraternidade 2026, diversos e-books para apoiar as ações pastorais da sua comunidade escolar, um currículo evangelizador em pílulas e organizado por área do conhecimento, nosso podcast Integracast e muito mais!  

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