É tempo de promover dignidade, acolhimento e justiça social.
Inspirados pelo lema “Ele veio morar entre nós”, a Campanha da Fraternidade 2026 nos convida a olhar para o tema Fraternidade e Moradia e refletir sobre a realidade de quem mora precariamente e a transformar essa realidade com empatia, compromisso e ação.
Por que trabalhar a Campanha na sua escola?
Por que trabalhar a Campanha na sua escola?
Aborda um problema social atual e urgente no Brasil.
Promove a conscientização sobre o direito à moradia digna.
Incentiva ações de solidariedade e cidadania.
Mobiliza a comunidade escolar em torno de um objetivo comum.
Analisar a realidade da moradia precária, admitida como normal e que culpabiliza os pobres e segrega milhões de pessoas no Brasil.
Corrigir a compreensão da moradia como mercadoria, objeto de especulação ou mérito individual.
Identificar omissões do poder público e da sociedade civil frente à universalização dos direitos à moradia e à cidade, bem como iniciativas pastorais, governamentais e da organização popular que promovem a moradia.
Fortalecer a presença eclesial e o compromisso sociotransformador junto aos mais pobres, caminhando com os movimentos e organizações populares que promovem a moradia.
Conscientizar, a partir da Palavra de Deus e do Ensino Social da Igreja, sobre a necessidade sagrada de teto, terra e trabalho para todos.
Empenhar-se para efetivar leis e viabilizar políticas públicas de moradia em todas as esferas sociais e políticas.
Ensino Fundamental Anos Finais
Sobre o autor:
Durante uma excursão escolar, Lucas encontra uma casinha bem simples, de chão de terra batida, sem energia elétrica nem água encanada. O contraste dessa moradia com a própria casa dispara nele uma série de reflexões que contagia seus amigos. Interessados pelo tema da habitação, o grupo assume um projeto especial: olhar verdadeiramente para as diferentes vivências a fim de lançar uma campanha de conscientização na escola sobre o direito à moradia.
Temas: Sociedade, Cidadania, Solidariedade
Recomendação: a partir do 6º ano
Autor: Ricardo Mariz
Ilustrações: Méuri Elle
Ricardo Mariz graduou-se em Pedagogia, formou-se mestre em Educação e doutor em Sociologia, com atuação na docência e gestão da Educação Básica e Superior. Sua primeira grande escola foi a Educação popular, onde participou de projetos de alfabetização de jovens e adultos em cidades das regiões Norte e Nordeste do país, em comunidades ribeirinhas e rurais.
Sobre o autor:
Ensino Fundamental Anos Iniciais
Sobre a autora:
Os irmãos João e Sofia ficam sensibilizados ao conhecer Aparecida, uma mulher que se viu sem ter onde morar com a bebê depois de perder o emprego que lhes garantia um quartinho. Com o apoio da escola, dos amigos e dos familiares, eles buscam meios de ajudar essa pequena família a construir a própria casa. No processo, descobrem que moradia é muito mais que um teto: é um direito humano.
Temas: Sociedade, Cidadania, Solidariedade
Recomendação: a partir do 2º ano
Autora: Telma Guimarães
Ilustrações: Vienno
Telma Guimarães é formada em Letras Vernáculas e Inglês pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Lecionou na rede estadual de ensino em Campinas até 1995, quando decidiu se dedicar somente à literatura infantil e juvenil. Publicou seus primeiros livros infantis em 1988. Tem mais de duzentos livros infantis e juvenis publicados por diversas editoras, em português, em inglês e em espanhol.
Sobre a autora:
O rato do campo e o rato da cidade
A história de um rato da fazenda que foi visitar a metrópole, mas logo descobriu que lá os ratos não tinham liberdade.
Educação Infantil e 1º ano
Texto: Flavio de Souza
Tema: Comportamento
Última parada,
rua do Mercado
Cadu vai perceber que, no transporte público, é possível conhecer pessoas diferentes e observar a cidade que guarda beleza a quem estiver disposto a enxergar.
2º e 3º anos
Texto: Matt de la Peña
Temas: Solidariedade, Crítica social, Alteridade e diferença
Uma viagem cósmica a Porto Ficção
A história de amigos inseparáveis que vivem nas ruas e precisam se virar para comer e encontrar um esconderijo para dormir.
4º e 5º anos
Texto: Juan Pablo Villalobos
Temas: Aventura, Amizade, Crítica social
Quadradomingo
Flavio de Souza nos apresenta o Edifício Ibéria e seus moradores, onde acontecem confusões, brigas, demonstrações de amizade e muito futebol.
4º e 5º anos
Texto: Flavio de Souza
Temas: Amizade, Família, Esportes
Jogos depois
da chuva
Chuvas fortes provocam enchentes numa pequena cidade. Pelo olhar infantil, em contraste com o do noticiário, acompanhamos o cotidiano de um abrigo.
4º e 5º anos
Texto: Christina Dias
Temas: Meio ambiente, Ciência e tecnologia, Cidadania
Os Estranhamentos
Procurando por um aluguel mais barato, Martín e sua mãe acabam indo morar em uma ocupação num prédio abandonado de três andares.
6º e 7º anos
Texto: Martín Blasco
Temas: Amizade, Família, Crítica social
Caleidoscópio de vidas
Três histórias se conectam pelos laços do afeto na paisagem igualmente bela e triste do Rio de Janeiro.
8º e 9º anos
Texto: João Anzanello Carrascoza
Temas: Família, Crítica social, Alteridade e diferença
Os miseráveis
A saga de Jean Valjean se passa na França, no agitado início do século XIX. A política é apenas o pano de fundo para os tormentos de um homem injustiçado.
6º e 7º anos
Texto: Victor Hugo e
Antônio Carlos Viana
Temas: Amor, Cidadania, Política
Deslocados
Deslocados revela a complexidade do ser humano e reforça o poder da juventude na construção de um futuro melhor.
6º e 7º anos
Texto: Patrick Ochieng
Temas: Protagonismo infantojuvenil, Crítica social, Violência
Crianças na Escuridão
Nas ruas, em meio a olhares hostis ou indiferentes, Rolinha conhece Doca, que a acolhe no barraco que divide com outras meninas nos arredores da Praça da Sé.
6º e 7º anos
Texto: Júlio Emílio Braz
Temas: Amizade, Crítica social, Violência
Somos a voz da Terra
As ações humanas geram impactos cada vez mais desastrosos na natureza e na própria humanidade.
2º e 3º anos
Texto: Telma Guimarães
Temas: Cidadania, Meio ambiente, Protagonismo infantojuvenil
Carta à prefeita
Num dia chuvoso, a caminho da escola, Juninho percebe que um dos semáforos na rua não está funcionando e abre espaço para uma grande mudança.
8º e 9º anos
Texto: Fernando Carraro
Temas: Cidadania, Solidariedade, Protagonismo infantojuvenil
Sonho de um mundo sem fronteiras
Theo, 9 anos, mora na comunidade Campo Alto e sonha em ser jogador. Ao ganhar uma bolsa de estudos, ele participa de um projeto sobre fraternidade e amizade.
4º e 5º anos
Texto: Fernando Carraro
Temas: Solidariedade, Cidadania, Protagonismo infantojuvenil
Esperança no
Morro Azul
Vinícius tem 10 anos e, com frequência, não vai às aulas para trabalhar e ajudar a mãe. Até que surge Antônio, com uma proposta para mudar sua vida.
4º e 5º anos
Texto: Fernando Carraro
Temas: Família, Solidariedade, Cooperação
O catador de papel
Papelão encanta seus amigos que partilham a fome e o frio embaixo de um viaduto, fazendo a leitura das parábolas de Jesus.
4º e 5º anos
Texto: Fernando Carraro
Temas: Solidariedade, Trabalho e projeto de vida, Religião
Uma casa para todos
Lisa tem treze anos, é uma excelente aluna e sonha com um mundo melhor e mais justo para todos.
6º e 7º anos
Texto: Fernando Carraro
Temas: Solidariedade, Cidadania, Protagonismo infantojuvenil
Vida, direito de todos!
Na volta das férias, os irmãos Luan e Lara conhecem o novo professor, Alexandre, um sujeito animado, sempre de bom humor e disposto a ajudar as pessoas.
8º e 9º anos
Texto: Fernando Carraro
Temas: Amizade, Protagonismo infantojuvenil, Solidariedade
Compromisso com o bem
Ansioso com a Feira de Profissões de sua escola, Rafael conversa com o pai sobre o trabalho de pessoas comprometidas com o bem comum.
6º e 7º anos
Texto: Fernando Carraro
Temas: Solidariedade, Cidadania, Protagonismo infantojuvenil
Somos parte da mudança
Manuela é uma adolescente de
14 anos com muita vontade de fazer a diferença no mundo.
6º e 7º anos
TTexto: Fernando Carraro
Ilustrações: Thiago Lopes
Temas: Solidariedade, Cidadania, Protagonismo infantojuvenil
Vale a pena dialogar
Na escola de Ana Júlia, todos os estudantes vão trabalhar o tema diálogo em um grande projeto.
6º e 7º anos
Texto: Fernando Carraro
Temas: Solidariedade, Cidadania, Protagonismo infantojuvenil
Como utilizar os materiais para promover a reflexão?
Como utilizar os materiais para promover a reflexão?
Observe as ilustrações da capa e questione as percepções dos estudantes.
Descubra quais sentimentos surgem a partir das impressões iniciais.
Converse com eles sobre os sentidos apresentados no título dos livros.
Leia com todos ou em grupos e incentive anotações, perguntas e comentários.
Estimule o pensamento crítico, provocando os estudantes com perguntas direcionais.
Busque conexões entre os conteúdos e a realidade dos estudantes, com outras disciplinas ou com temas atuais.
Aprofunde a reflexão através de debates e rodas de conversa.
Convide para a ação: crie produções textuais ou artísticas sobre a história.
Espalhe a mensagem compartilhando os materiais desenvolvidos pela escola.
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Na Comunidade Integra, você encontra um curso EAD completo sobre a Campanha da Fraternidade 2026, diversos e-books para apoiar as ações pastorais da sua comunidade escolar, um currículo evangelizador em pílulas e organizado por área do conhecimento, nosso podcast Integracast e muito mais!
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